terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Yes, Virginia.

"Prezado Editor -

Tenho 8 anos. Alguns dos meus amiguinhos dizem que não existe Papai Noel. Papai diz, 'Se você vê-lo no The Sun - The New York Sun, jornal americano - , ele existe assim.' Por favor, me diga a verdade, existe um Papai Noel?
__________________________________Virginia O'Hanlon



Virginia, seus amigos estão errados. Eles têm sido afetados pelo ceticismo de uma idade cética. Elas não acreditam que ele vive. Eles não acreditam que possa existir nada que não é compreendido por seus espíritos. Todas as mentes, Virginia, sejam eles homens ou crianças, são pequenas. Neste nosso grande universo, o homem é um mero inseto, uma formiga, em seu intelecto, em comparação com o imenso mundo sobre ele, como medido pela inteligência capaz de entender toda a verdade e conhecimento.

Sim, Virginia, existe o Papai Noel. Ele existe certamente como amor e generosidade e devoção existem, e você sabe que eles abundam e dão a sua vida a sua maior beleza e alegria. Ai! Dreary como seria o mundo se não houvesse Papai Noel! Seria como Dreary como se não existissem Virginias. Não haveria fé infantil, então, nenhuma poesia, nenhum romance para tornar tolerável esta existência. Nós não teriamos diversão, excepto no bom senso e visão. A luz externa com a qual infância enche o mundo seria extinto.

Não acredite em Papai Noel! Você pode, também não acreditam em fadas. Você pode pedir ao seu Pai para contratar homens para assistir em todas as chaminés na véspera de Natal para capturarem Papai Noel, mas se você não vê Papai Noel descendo, o que teria que provar? Ninguém vê Papai Noel, mas isso não é sinal de que não existe Papai Noel. As coisas mais reais no mundo são aquelas que nem as crianças nem os homens podem ver. Você sempre vê fadas dançando no gramado? Claro que não, mas isso não prova que eles não estão lá. Ninguém pode conceber ou imaginar, todas as maravilhas existem incognoscíveis e invisíveis no mundo.

Você lacrimogéneo para além do bebé guizo e ver o que faz com que o ruído no interior, mas há um véu cobrindo o mundo invisível que nem o homem mais forte, nem mesmo a força unida de todos os homens mais fortes do que viveram poderia retirar. Apenas fé, poesia, amor, romance, que podem empurrar aparte cortina e visualização de imagens e os supernal beleza e glória para lá. É tudo real? Ah, Virginia, em todo este mundo não existe nada mais real e certo.

Papai Noel! Graças a Deus! Ele vive e vive para sempre. Mil anos, a partir de agora, Virgínia, e sim 10 vezes 10000 anos, a partir de agora, ele continuará a fazer feliz o coração da infância.
__________________________________Francis Pharcellus Church"

Yes, Virginia.
Porcamente traduzido por mim mesma.
Bom dia.

Nenhum comentário: